Wickert cumpre primeiro dia de agenda oficial na Coreia do Sul

Guilherme Siebeneichler
agosto22/ 2017

O primeiro dia de agenda oficial do grupo que compõe a “Missão Coreia” foi de encontros com políticos em agendas na Prefeitura e no Parlamento Coreano. Durante todo o dia de ontem, 21, o Prefeito de Venâncio Aires e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) teve a oportunidade de conversar com os gestores sobre a implantação de tecnologias como a energia solar a as lâmpadas de led.

A primeira pauta foi na Prefeitura de Seoul, Capital da Coreia do Sul, onde Giovane Wickert e os demais integrantes foram recebidos pelo embaixador Chang Beom Kim e pelo Diretor de Relações Internacionais Kiyhun Kim. Na sala de reuniões, o grupo tratou institucionalmente da visita e conheceu o sistema de energia solar, que desde 2013 está sendo implantando. De acordo com Wickert, a ideia dos Coreanos é de chegar até 2020 com 25% de geração de crédito de energia solar daquilo que toda a cidade de Seoul, com mais de 24 milhões de habitantes consomem.

No segundo encontro, a comitiva foi até o Parlamento de Seoul onde foi recebida por congressistas e pelo Deputado Federal An,Min Seok que se colocou a disposição para ser um facilitador da missão. “Ele já esteve no Brasil há mais de 15 anos, conhecendo o sistema de transporte de Curitiba Paraná. Hoje ele é um dos deputados mais influentes junto ao novo presidente da República”, destacou Wickert que aproveitou o encontro para apresentar a Seok a bebida típica do Rio Grande do Sul: o chimarrão.

A agenda seguiu com um encontro com o empresário Ki-Seong Jang que apresentou a tecnologia de lâmpadas de LED. O empresário, que já esteve na Bahia e no Paraná, demonstrou interesse em conhecer o Rio Grande do Sul, pois almeja  buscar empresários parceiros para investir no Brasil. “A lâmpada dele além de ser de LED também leva wi-fi free que reduz de forma drástica o consumo de energia e controle automatizado das lâmpadas que estão estragadas através de painel de controle”, explicou o Presidente do Cisvale.

Além de Wickert, fazem parte do grupo  o empresário venâncio-airense Dieter Knak, o Prefeito de Progresso, Gilberto Gaspar Constantin, o Presidente da Câmara Brasil-Coreia, Hong Soon Kang, o Prefeito de São Sepé, Leocarlos Gazzoni Giardello, o Superirendente da Câmara Brasil -Coreia, Pablo Palhano e o Diretor Executivo do Consórcio G8, Maico Berghan. O grupo retorna ao Brasil no próximo sábado, 26.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler