Voto facultativo, mas com obrigação de exercer a cidadania

Janine Niedermeyer
outubro02/ 2016

A lei eleitoral prevê que pessoas menores de 18 ou maiores de 70 anos de idade, e as pessoas analfabetas não são obrigadas a votar e não precisam justificar a ausência do voto. Porém, o fluxo em Venâncio Aires de pessoas, especialmente acima dos 70 anos neste domingo, 2, de eleições é constante.

Um exemplo trazido pelo Olá Jornal é de Irineu Lenz, que aos 77 anos esteve na escola estadual Cônego Albino Juchem para exercer o direito ao voto. Eram por volta de 9h30min quando ele chegou ao local para definir na urna seus candidatos, junto da seção 17.

Irineu que foi mesário na primeira eleição em 1958, lembra que muitos não consideram importante esse fator de votação, porém, deveria ser ao contrário, uma vez que decide os gestores de cada município. Com forte ligação com a política, Irineu Lenz já foi candidato e uma única vez, à vereador em 1963, com 24 anos de idade. “Isso era uma estupidez, na época, ser candidato tão jovem”, afirma ele, que passou a olhar a política com outros olhos após a morte de Getúlio Vargas, quando ainda tinha 15 anos.

Junto ao CAJ, a reportagem ainda registrou a chegada de uma senhora, acima dos 90 anos de idade, que foi exercer sua cidadania na urna. Os familiares preferiram não identificá-la para uma matéria, porém, vale a descrição, uma vez que demonstra a importância dada a esse momento.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer