Voltas às aulas com o desafio de melhorar os indicadores de educação

Olá Jornal
fevereiro17/ 2018

Tudo preparado para o retorno dos estudantes às escolas municipais. Em Venâncio Aires são mais de 10 mil estudantes, entre as modalidades infantil, fundamental e ensino médio. Todos, juntos com professores e diretores terão um desafio a mais em 2018. A meta da Secretaria Municipal de Educação é ampliar os indicadores de desenvolvimento do ensino.

A pasta municipal já traçou metas até 2021 para ampliar as taxas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017 para anos iniciais o indicador foi de 5,7 (acima da média nacional de 5,5 e gaúcha 5). Já o Ideb para anos finais, foi de 4,5 ficando acima da média estadual (4) e abaixo da nacional (4,6). Para garantir ao longo do ano ações que possam ampliar as taxas de qualidade do ensino, a Administração Municipal aposta na qualificação dos professores.

Conforme a secretária municipal, Joice Battisti Gassen, aliada ao corpo docente, a proposta é de ampliar as ações de fomento da educação dentro das escolas. O foco, será na diminuição da reprovação de estudantes. “Este é um dos principais pontos que diminuem os indicadores de Venâncio. Traçamos metas e queremos buscar os resultados já no primeiro ano,” destaca.

REPROVAÇÃO
Atualmente o percentual de reprovação no ensino fundamental, anos iniciais, é de 6%. Já em anos finais, esse percentual alcança 14%. A secretaria traçou metas para reduzir esta porcentagem em até 2% por ano. “É um trabalho contínuo e constante, que precisa de envolvimento de todos. Debatemos com diretores das escolas as ações que buscaremos realizar para diminuir as reprovações,” explica.

BASE CURRICULAR
Além das propostas de qualificação dos professores, o Município tem garantido o pagamento do piso do magistério e de 1/3 das atividades extraclasse. Aliado a isso, este ano as escolas, junto com o poder público, iniciam a implantação da Base Nacional Comum Curricular. O documento é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o médio, tanto na rede pública e privada.

Conforme o Ministério da Educação, os currículos escolares terão de ser adaptados às novas diretrizes ao longo de 2018. A implementação será feita até 2020 e os professores receberão formação continuada para se “familiarizarem” com os novos “parâmetros, orientações e objetivos de aprendizagem”.

Olá Jornal