Volta às aulas na rede estadual é questionada por profissionais

Olá Jornal
outubro03/ 2020

Com cartas públicas aos pais e carros de som, o núcleo local do Cpers/Sindicato, alerta para o risco do retorno das atividades presenciais na rede escolar do estado, previsto para o dia 13 de outubro. O cronograma foi proposto pelo Governo do Rio Grande do Sul, como forma de garantir o retorno das aulas presenciais, de forma escalonada para os diferentes níveis de ensino. Porém, a entidade de classe tem apontado riscos para a volta das aulas, tanto para os profissionais, como para as famílias.

“As atividades presenciais poderão trazer risco de transmissão por Covid-19 para os familiares, especialmente porque a doença poderá circular entre os jovens, assintomáticos, e levar para casa. É um risco, e o Estado não tem garantido a estrutura adequada para o retorno em segurança,” argumenta a diretora do Cpers em Venâncio, professora Marione Drebel.

Além disso, a educadora lembra que as atividades presenciais ocorrerão ao longo de três horas, na modalidade híbrida (online e presencial ao longo da semana). “Com isso o transporte também terá que se adequar, mas qual será a política sanitária junto às empresas que prestam serviços de transporte,” questiona.

ATIVIDADES
Desde abril às aulas ocorrem de forma online. Conforme Marione, a demanda de atividades aumenta para os profissionais da educação. “Os professores gostariam de voltar às aulas presenciais, porque estão trabalhando bem mais, com carga horária superior, no online. Mas não é seguro, por isso estamos realizando ações para alertar os pais sobre esta volta. É preciso proteger a vida dos estudantes, profissionais e familiares,” destaca.

Pelo cronograma, as escolas públicas retornam no próximo dia 13 de outubro, para os alunos de Ensino Médio. No dia 28 de outubro, é a vez das atividades presenciais para alunos dos Anos Finais. Já no dia 12 de novembro, as aulas voltam para os Anos Iniciais.

MATO LEITÃO
Venâncio Aires ainda avalia a retomada das atividades nas escolas municipais. A Secretaria Municipal de Educação tem discutido a retomada com professores e profissionais da saúde. Já a Prefeitura de Mato Leitão anunciou nesta quinta-feira, 1º, que as atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 13. O retorno, conforme protocolos e calendário do Estado, está marcado para o ensino infantil nos níveis 5 e 6 nas escolas Vó Olga e Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio. A expectativa é de que aproximadamente 50 crianças retornem as salas de aulas nesta primeira etapa.

Olá Jornal