Viveiro Agroflorestal difunde tecnologia na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março22/ 2022

O Viveiro Agroflorestal da Afubra novamente marca presença na Expoagro Afubra e promete muita troca de informação e conhecimento com os visitantes da feira. O estande, localizado no lote 305, conta com 600 metros quadrados e uma equipe de 18 pessoas para atender o público. Em exposição, estão plantas de espécies frutíferas, bioativas, palmeiras ornamentais, ornamentais, medicinais, batata doce, cana-de-açúcar, flores, forrageiras, florestais e nativas. O engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, gerente de Produção Agroflorestal, explica que uma das grandes novidades em 2022 promete ser as plantas bioativas, que possuem óleos essenciais com princípios ativos de interesse das indústrias de aromatizantes e fármacos.

O nicho produtivo das plantas bioativas seria apresentado ainda na Expoagro Afubra de 2020, que precisou ser adiada em função da pandemia. A Afubra faz parte do Arranjo Institucional de Suporte à Formação de Cadeias Produtivas de Plantas Bioativas na Região do Vale do Rio Pardo (Valeef) e tem trabalhado para desenvolver a produção de menta, lavanda, capim limão, alecrim e melaleuca. “No Viveiro Agroflorestal, os agricultores encontram informações produtivas e também podem acessar a genética dessas plantas”, ressalta. Outras novidades à disposição dos visitantes são cultivares de cana-de-açúcar, exploradas através de mudas. “É uma tecnologia que começamos a disponibilizar aqui na região.”

Pedroso ainda destaca as cultivares de batata doce, desenvolvidas pela Embrapa e disponibilizadas na Expoagro Afubra. “Os produtores podem ter acesso a essas tecnologias e melhorarem suas produções”, pondera. “A cada ano, novos lançamentos e possibilidades são apresentados no espaço do Viveiro Agroflorestal”, acrescenta. Em 2022, a expectativa também é grande em torno das plantas ornamentais, uma vez que o quarto dia de feira, no sábado, deve atrair o público urbano. No próprio interior as famílias buscam por essas espécies para ornamentar as propriedades e embelezar os espaços de convívio das famílias. 

Horta da Afubra – O Viveiro Agroflorestal também coordena a Horta da Afubra, no lote 323 B. No espaço, os plantios são conduzidos durante todo o ano e não somente no período da Feira. O foco, conforme o engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, é consolidar no local técnicas para realizar o plantio direto de hortaliças. “É uma tecnologia recente que pouco se falava no Rio Grande do Sul. A Afubra conheceu essa técnica e percebeu o quanto é interessante, sob o aspecto produtivo e também em favor da conservação do solo e água”, explica. A prática é preconizada em toda horta, com cobertura do solo com palhada, revolvimento mínimo do solo, reaproveitamento da água da chuva, entre outras ações conservacionistas. “Apresentamos detalhes de manejo desse sistema e fazemos a difusão tecnológica.” O cultivo das plantas bioativas também é demonstrado na área, onde os agricultores podem conhecer de perto todos os princípios básicos dessa produção.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022 

Olá Jornal