Viva o Taquari Vivo retira 1,2 mil quilos de lixo do rio em Vila Mariante

Guilherme Siebeneichler
março25/ 2017

O projeto Viva o Taquari Vivo foi realizado neste sábado, 25, em Vila Mariante. A iniciativa mobilizou 143 pessoas voluntárias, membros do poder público municipal, autoridades regionais, vereadores e secretários. As ações de limpeza do rio Taquari iniciaram às 7h30min e seguiram até o 12h. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram recolhidos 1.271 quilos de resíduos.

Além de grupos que recolheram resíduos nas margens do rio, barcos foram utilizados para realizar a retirada de ilhas e próximos a ponte da RSC-287. Voluntários também colaboram com a cedência de veículos para a retirada do lixo. O material foi recolhido com caminhão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e será feita a destinação correta. Entre os itens retirados das águas do rio estão: pneus, garrafas plásticas, equipamentos eletrônicos e peças de carros. Moradores da localidade entregaram lâmpadas, televisores e aparelhos domésticos.

O Viva o Taquari Vivo foi realizado neste sábado em outras seis cidades, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, de forma simultânea.

Aliado as ações do projeto, a equipe ambiental do Município realizou o plantio de árvores nativas na barranca do rio Taquari, na área central da comunidade.

FOTOS: Guilherme Siebeneichler

Atualização: Inicialmente os dados não contabilizava o peso dos pneus recolhidos. A informação foi atualizada às 15h.

Guilherme Siebeneichler