Vigilância Sanitária de Venâncio Aires confirma dois casos de dengue

Olá Jornal
abril09/ 2021

O que já era realidade nos municípios da região neste ano, chega a Venâncio Aires. A Vigilância Sanitária e Ambiental do município recebeu a confirmação de dois casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador do setor, Gabriel Alves, são os primeiros casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída dentro do município. O primeiro caso é de uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Aviação que mora em Santa Catarina, mas que está em Venâncio Aires, há mais de um mês em Venâncio, confirmando que a dengue foi contraída no município. O segundo caso, é de uma moradora do mesmo bairro, com 69 anos, que aguarda o resultado do exame do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), porém com confirmação feita por exame em laboratório particular.

Segundo Alves, os bairros que registram maior número de focos do mosquito são Centro, Coronel Brito, Cidade Alta, Aviação, Brígida e Gressler. No começo do ano, um caso importado já tinha sido confirmado, quando um homem, de 39 anos, contraiu a dengue em Mato Grosso. A vigilância está reforçando os trabalhos de aplicação de larvicida nos quarteirões e bairro onde foi constatado caso de dengue.

PREVENÇÃO

Conforme Gabriel é fundamental que os moradores de todo município colaborem com a prevenção a proliferação dos mosquitos, destacando algumas medidas: inspeção para limpeza nos imóveis; manter reservatórios e cisternas de água bem fechados, colocar tela no ladrão da caixa da água; limpeza de calhas; manter pratinhos de plantas sempre com areia até a borda; recolher materiais que possam acumular água; lixeiras bem fechadas; tratamento o ano inteiro de piscinas; recolhimento de pneus e guarda em local protegido; e limpeza diária de potes de água para animais.

SINTOMAS

Entre os principais sintomas apresentados por quem é contaminado pela dengue, estão: dor de cabeça, febre, coceira, dores nas articulações, músculos e olhos, manchas vermelhas na pele e vermelhidão nos olhos. Alves orienta que em casos de suspeita é necessário procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, beber muito líquido, fazer repouso e usar repelente.

CRÉDITO: AI PMVA
FOTO: Guilherme Siebeneichler/Olá Jornal

Olá Jornal