Vigilância de Venâncio faz alerta para risco de surto de Dengue no verão

Olá Jornal
novembro30/ 2021

A Secretaria Municipal da Saúde inicia a campanha “10 Minutos Contra o Aedes”, criada pelo governo federal, com o objetivo de convocar a população para que dedique 10 minutos por semana ao combate do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. No município, as ações são coordenadas pela Vigilância Ambiental em Saúde e integram a rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade para conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na época do ano que antecede o verão é quando se inicia o período epidêmico, especialmente da Dengue, pois o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação de mosquitos. “A tendência é que durante o verão se repitam os altos índices de infestação, como nos últimos anos, por isso a população deve estar ciente que a situação é preocupante”, explica o coordenador da Vigilância, Gabriel Alves.

Além das ações de rotina que já são realizadas ao longo do ano, em especial nesta semana está sendo realizado o LIRA (levantamento rápido de índices para Aedes aegypti), com visitas nos bairros para verificar o índice de infestação do mosquito na cidade.

“Estamos reforçando a atenção para os locais que servem como depósitos para a proliferação desses mosquitos”, explica Alves.

O prefeito e secretário da Saúde, Jarbas da Rosa, destaca que essas ações são preventivas e pede para que a população faça a sua parte, permitindo o acesso dos agentes em residências, ouvindo suas orientações e agindo de acordo com elas. “Não deixar água parada acumulada no pátio, tratar e manter limpas as piscinas, limpar calhas, areia em vasos de plantas e fechar bem caixas d’água são fundamentais”, acrescenta.

Paralelo a isso, o Município está adquirindo repelentes e larvicidas para utilização conforme a necessidade neste verão.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal