Vice-governador conhece obra do Centro Vocacional Tecnológico

Guilherme Siebeneichler
março22/ 2017

Na manhã desta terça-feira, 21, em visita oficial à Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo (RS), o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, João Paulo Dornelles Cairoli, foi convidado a conhecer as futuras instalações do Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT).

Na ocasião, Cairoli foi recebido pela reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, e pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Ângelo Hoff. Diante das futuras instalações, em construção desde 2016, o grupo, composto, também, pelo presidente da Afubra, Benício Albano Werner, pelo coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles e demais lideranças políticas, enalteceu o otimismo em relação ao projeto.

De acordo com Carmen Lúcia, o centro será utilizado para a propagação de conhecimento técnico, com a realização de cursos diversos. Conforme Hoff, o ambiente deverá contar com auditório, salas de aula, laboratórios e praça de alimentação. No momento, inclusive, a obra depende da liberação de recursos federais para sua continuidade.

A estimativa é de que as obras sejam concluídas até o fim de 2017, afirma Werner. O CVT é fruto de uma parceria entre Afubra, Unisc e Prefeitura de Rio Pardo. A área de terras, localizada à direita do pórtico de entrada, próxima ao estacionamento, foi cedida pela Afubra, por meio de desapropriação.

A proposta do Centro é promover a inclusão social e produtiva com a execução de projetos e programas de extensão tecnológica aliada à pesquisa, educação, empreendedorismo e inovação. Em breve, serão mais oito hectares (área cedida para o CVT) em prol do conhecimento no campo.

Guilherme Siebeneichler