Vestibular de Medicina e Complementar movimenta estudantes na Unisc

Olá Jornal
janeiro12/ 2020

A tarde deste sábado, 11 de janeiro, foi de Vestibular em todos os campi da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O Processo Seletivo para o curso de Medicina ocorreu em Santa Cruz do Sul, enquanto a prova do Vestibular Complementar foi realizada também em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. A abstenção para Medicina foi de 16% e de 26% para a seleção complementar, destinada aos demais cursos.

Foram três temas para a prova de proficiência em Língua Portuguesa – Redação no curso de Medicina. O primeiro era sobre Movimento antivacina, baseado na resistência à vacinação listada pela Organização Mundial da Saúde como uma das 10 maiores ameaças à saúde global no ano de 2019. O segundo tema teve como título O paciente vem primeiro!,  a partir de um seriado americano da rede NBC, em que o um jovem médico ensina que a saúde pública e os serviços de saúde, de modo geral, deveriam ter uma preocupação essencial com a saúde e com o bem-estar do paciente. Já a terceira temática tratou da Opioides (e outras drogas) e exercício da profissão, também baseada no mesmo seriado, onde uma médica, sob pressão e com fantasmas de sua infância, abusa do uso de uma substância (um opioide, com nome comercial de Adderall). Já os temas trabalhados para a prova do Vestibular Complementar foram: Religião e subserviência, alienação e exploração (crença e fé da população sendo manipulada em benefício de enriquecimento pessoal); e Previdência privada – um futuro seguro?

Como parte das atividades oferecidas aos acompanhantes dos vestibulandos, houve um bate-papo sobre a Reinvenção Pedagógica da Unisc, no salão de estudos da Biblioteca Central, com o reitor em exercício, Rafael Frederico Henn. “O Vestibular é sempre um momento significativo para a Instituição. No caso da Medicina, por exemplo, recebemos estudantes de diversas partes do país. Prova disso é que somente aqui são mais de 150 pessoas, onde nenhuma é de Santa Cruz do Sul”, salientou o professor Rafael. O encontro serviu para sanar dúvidas dos visitantes sobre a Unisc e as linhas de financiamento que são ofertadas para facilitar o acesso ao ensino superior.

A lista dos classificados do Vestibular Complementar será divulgada no dia 13 de janeiro, às 15 horas, pelo site www.unisc.br. Já para o curso de Medicina, será no dia 21 de janeiro, a partir das 15 horas, porém, caso a nota do Enem de 2019 seja disponibilizada após o dia 16 de janeiro de 2020, a divulgação dos classificados será em até três dias úteis após a liberação da nota desse exame.

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal