Vereadores repudiam projeto de lei estadual que propõe fim dos rodeios no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
maio25/ 2022

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 23, uma Moção de Repúdio contra o projeto de lei estadual que propõe o fim dos rodeios no Rio Grande do Sul. A medida tem autoria do vereador Clécio Espíndola (PTB), popular Galo e será direcionada ao deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), que apresentou a proposta na Assembleia Legislativa.

“O MTG e suas entidades filiadas promovem incontáveis Rodeios, Torneios e Festas Campeiras, todos baseados na origem da cultura do tiro de laço e nos costumes do homem do campo, prezando sempre pelo bem-estar e pelo respeito aos animais, tendo o cavalo como seu trono e o bovino como parte integrante da cultura, do lazer e da economia do nosso Estado,” destacou Galo na justificativa da moção.

O PL, que não tem previsão para votação, tem fomentado o debate entre os parlamentares gaúchos devido à inclusão dos rodeios no texto. O MTG do Rio Grande do Sul se posiciona contra a proposta, alegando “desconhecimento da cultura, dos valores e dos ideais do homem do campo” por parte de Maroni.

O projeto de lei de Rodrigo Maroni prevê multa, apreensão dos animais e proibição de licenciamento para atividades por até dois anos no caso de descumprimento das determinações. E, no caso de reincidência, multa em dobro. O texto define maus-tratos como “toda e qualquer ação ou omissão voluntária que cause sofrimento ao animal”. E isso, de acordo com o autor do PL, é o que ocorre nos rodeios organizados no Estado. De acordo com o deputado, se aprovada, a lei não proibiria o evento em si, mas trataria como ilegal a utilização de animais nas atividades.

Olá Jornal