Vereadores rejeitam aumento salarial para cargos políticos de Venâncio Aires

Olá Jornal
março26/ 2019

Na sessão desta segunda-feira, 25, a Câmara de Vereadores discutiu e aprovou o reajuste salarial dos servidores do Executivo Municipal. O percentual de 7,73% contou com aprovação unânime. Entretanto, o reajuste salarial para os cargos de prefeito, vice, secretários, vereadores e funcionários do Legislativo, foi rejeitado. O assunto foi a grande surpresa da noite, já que era apontada como sendo uma votação tranquila durante a reunião ordinária.

O primeiro projeto de lei encaminhado pelo Executivo e votado de forma urgente, garante aos funcionários da Prefeitura, reajuste salarial, retroativo à 1º de março, de 7,73%. O assunto foi discutido, e garantiu apoio de todos os parlamentares. Porém, alguns questionaram a elevação proposta, já que pode causar impacto financeiro superior a capacidade financeira do Município.

REJEITADO

O mesmo percentual de reajuste aos políticos e servidores do Legislativo Municipal foi rejeitado por maioria de votos. O voto de minerva coube ao presidente da Casa, Eduardo Kappel (PP), que votou contra, já que ocorreu empate na votação. Os outros parlamentares que rejeitaram a proposta foram: Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Izaura Bergmann Landim (MDB), André Puthin (MDB), Ciro Fernandes (PSC), Sidnei Ferreira (PDT), Tiago Quintana (PDT) e Nelsoir Battisti (PSD).

Com a rejeição, a presidência da Casa, poderá sofrer apontamentos legais, já que é necessário garantir a reposição inflacionária ao servidores do Parlamento Municipal. O assunto pode retornar ao Plenário da Câmara, com novo texto e percentuais diferentes do apresentado.

Apesar de muitos concordarem com o reajuste aos servidores da Câmara de Vereadores, os parlamentares poderiam sugerir mudanças no projeto apresentado pela Mesa Diretora, inclusive com emendas prevendo o valor de aumento somente para funcionários da Casa. O assunto pautará reuniões ao longo da semana para buscar alternativas legais.

Olá Jornal