Vereadores realizam audiência com a Corsan sobre obras de saneamento e abertura de vias

Olá Jornal
setembro21/ 2020

Nesta segunda-feira, 21, a Câmara de Vereadores sediou audiência pública para discutir o andamento de obras de saneamento em Venâncio Aires. Apesar da importância do investimento, para tratar o esgoto do município, o andamento das obras é questionado. Isso porque, o recapeamento de vias abertas para a passagem dos dutos, tem apresentado desníveis e buracos, mesmo após reparos. Os parlamentares queriam ouvir da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da terceirizada Encosan, as propostas para reverter a situação e demais dúvidas das obras.

A audiência foi proposta pelo vereador José Arnildo Camara (PTB). Ocuparam a tribuna do plenário Vicente Schuck, o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, e o responsável pelo Departamento de Obras da Região Central da Corsan, Odinei Portella. Os representantes apresentaram os projetos de expansão da rede coletora e os prazos para conclusão das obras já em andamento. Até o fim de 2022 a malha deverá ter 57 quilômetros e atender 4,5 mil residências. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) ainda não está em operação, por conta do número de imóveis, considerado baixo para colocar o local em pleno funcionamento. 

Sobre a situação das vias abertas, Epstein destacou que constantemente são realizados reparos, apontados pelo poder público. Segundo ele, a comunidade também pode registrar as necessidades de melhorias junto à Corsan. “A situação das ruas é um problema temporário, que com o tempo irá se adequando novamente. Perfeito não vai ficar, mas é possível cobrar para adequar trechos que ainda possuem problemas.”

Atualmente são autorizados pelo Município a abertura de 12 quadras por vez. Só com o recapeamento destes trechos, é que novos são autorizados para abertura. “A empresa está sempre pronta para refazer os pontos onde há problemas. Quando se trabalha em vias públicas estes transtornos ocorrem,” argumenta.

Além das vias, os vereadores também questionaram os representantes da empresa sobre os pontos de coleta de esgoto, ligações das residências com a rede coletora e os próximos investimentos.

Olá Jornal