Vereadores questionam cobranças de procedimentos médicos no HSSM

Guilherme Siebeneichler
março07/ 2017

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 6, foi marcada por questionamentos feitos pelos vereadores Eduardo Kappel (PP) e Ciro Fernandes (PSC) sobre a cobrança de alguns serviços de saúde fornecidos pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Os casos envolveram pacientes que necessitavam de procedimentos cirúrgicos e teriam que efetuar o pagamento para que fosse realizado.

Kappel questionou as cobranças extras, especialmente porque os pacientes eram de baixa renda e estavam sendo atendidos por meio do Sistema Único de Saúde. “Precisamos buscar detalhes, o valor solicitado era alto e a família me pediu ajuda. Um médico particular resolveu o problema por um valor bem menor.” Fernandes também relatou caso envolvendo um paciente que necessitava de cirurgia.

Em busca de explicações a Câmara de Vereadores encaminhou nesta terça-feira, 7, um convite à direção da Casa de Saúde venâncio-airense para que participe da reunião das comissões na próxima semana.

O administrador do HSSM, Jonas Kunrath, afirma que foi aberto processo administrativo interno na instituição para apurar os casos. Entretanto lembra que não foram repassados nomes de pacientes envolvidos nas afirmações dos parlamentares. Nesta quarta-feira, 8, a direção da Casa irá buscar mais informações sobre os casos junto aos parlamentares.

Guilherme Siebeneichler