Vereadores propõem comissão para discutir pavimentação no Corredor dos Gauer

Guilherme Siebeneichler
junho28/ 2016

Após protesto dos moradores dos bairros Santa Tecla, Bela Vista e Loteamento Müller, reivindicando a pavimentação asfáltica na rua Augusto de Moraes, conhecida como Corredor dos Gauer, parte da comunidade seguiu a mobilização na sessão do Legislativo Municipal nesta segunda-feira, 27. Ainda em maio a Prefeitura apresentou a possibilidade de pavimentar a estrada, a partir de novo financiamento do Badesul, porém, na última semana o prefeito Airton Artus confirmou que o valor de R$ 3 milhões seria aplicado no recapeamento de ruas centrais.

A mudança gerou descontentamento dos moradores. Entretanto, o custo para implantar a pavimentação poderia alcançar os R$ 7 milhões, segundo levantamento da Administração Municipal, já que a rua tinha mais de 20 metros de largura, sendo uma perimetral, cumprindo o que determina o Plano Diretor.

Durante a sessão do Parlamento, os moradores reivindicaram o investimento. Com troca de ‘farpas’ e acusações entre os vereadores, se cogitou realizar uma audiência para alterar o formato da via em questão e garantir um estreitamento para utilizar o recurso. O prazo apertado para encaminhamento do projeto ao banco exige agilidade (até o dia 08/07). Na noite desta segunda os parlamentares autorizaram o Município a encaminhar o recurso do financiamento, porém, querem ampliar o debate para confirmar a destinação da verba. Para isso será enviado um novo projeto de lei.

Telmo Kist (PSD) propôs a criação de uma comissão, formada por vereadores e comunidade, para solicitar ao prefeito Artus alteração no projeto, buscando efetivar a pavimentação do Corredor dos Gauer. A proposta foi bem aceita pelos demais parlamentares e moradores que acompanharam a sessão. Após encontro com o chefe do Executivo, será agendada audiência pública que irá tratar sobre a alteração no Plano Diretor, objetivando adequar a rua ao recurso disponível.

PREFEITURA

Ainda durante a tarde desta segunda-feira, uma equipe das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos; e a de Planejamento, Orçamento e Gestão, acompanhada do prefeito apresentaram os projetos de pavimentação em coletiva de imprensa. Artus confirmou que o investimento será destinado para ruas do centro (Jacob Becker, Sete de Setembro, Osvaldo Aranha e Tiradentes), porém, será encaminhado os projetos técnicos para a pavimentação da rua Augusto de Moraes no futuro. O trecho compreendido possui 2,3 quilômetros.

Saiba mais na edição de quarta-feira, 29

Foto: Guilherme Siebeneichler

Guilherme Siebeneichler