Vereadores manifestam votos contrários ao projeto de folga dos servidores no dia do aniversário

Guilherme Siebeneichler
junho27/ 2017

O projeto de lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores prevendo a concessão de folga aos servidores municipal no dia do aniversário pautou as discussões no Legislativo Municipal nesta semana. A proposta de autoria do vereador Adelânio Ruppenthal (PSB) tem gerado críticas nas redes sociais.

Na sessão desta segunda-feira, 26, o proponente defendeu a iniciativa, justificando que o projeto ainda está em discussão. “Protocolei o projeto, depois que fizemos uma pesquisa com os servidores. Sabemos também que há iniciativas deste tipo nas empresas e em outros municípios. Vamos aguardar o parecer do juurídico e se for negativo vou retirar o projeto.”

O vereador solicitou debate da matéria, mas sem xingamentos aos servidores. “Tragam ideias, vamos debates, mas não xinguem os funcionários públicos, vi muitas críticas nas redes sociais. Foi este vereador que propôs a lei.”

Durante a reunião desta semana, alguns vereadores já manifestaram votos contrários a iniciativa. Entre eles, o líder de governo, Ezequiel Stahl (PTB). “Não é o momento para discutirmos um projeto desse tipo, especialmente porque o país passa por uma crise.”

Helena da Rosa (PMDB) também questinou a proposta, e disse votar contra. “O funcionário público sempre teve resistência por parte da população. Em uma época com níveis de desemprego, se a proposta vier vou votar contra.”

Assim como a peemedebista, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) é servidora pública do Município, e vota contra a proposta. “Quem paga o sálario dos servidores é a comunidade. Foi muito infeliz esse projeto.”

Tiago Quintana (PDT), Eduardo Kappel (PP) e Tata Hausen (Rede) também manifestaram voto contra o projeto. A matéria está em análise do departamento jurídico da Câmara de Vereadores. Após passará pelas comissões.

 

Guilherme Siebeneichler