Vereadores encaminham em janeiro 65 pedidos de providências

Olá Jornal
fevereiro11/ 2021

As solicitações de melhorias e reparos encaminhados à Administração Municipal por meio da Câmara de Vereadores tiveram crescimento neste início de mandato. Os “Pedidos de Providências” inclusive já motivaram debates no Legislativo, por conta do do número de encaminhamentos, no início da nova gestão. Até o dia 29 de janeiro, segundo o sistema de acompanhamento da Câmara Municipal de Venâncio Aires, os vereadores haviam protocolado 65 documentos do tipo. Em comparação com o mês de janeiro de 2017, primeiro mês da gestão passada, o número é 41,3% maior.

Naquele ano haviam sido encaminhados 46 “Pedidos de Providências” no Legislativo Municipal. O campeão de solicitações naquele primeiro mês do novo mandato foi o vereador de oposição Tiago Quintana (PDT). Na sequência aparece André Puthin (MDB), que na oportunidade integrava a bancada governista, com 9 pedidos.

No novo mandato, iniciado em 2021, Puthin, Ricardo Landim (PSL) e Clécio Espindola (PTB), lideram a lista, com 9 pedidos, cada, encaminhados ao Executivo para melhorias. Ezequiel Stahl (PTB) aparece na sequência, com 7 encaminhamentos do tipo. Com cinco pedidos cada, completam a lista dos que mais encaminharam solicitações os vereadores, Elígio Weschenfelder (PSB), Diego Wolschick (PTB) e Tiago Quintana (PDT).

As solicitações por meio dos Pedidos de Providências ao Governo Municipal, resultaram em críticas do líder de governo, Gerson Ruppenthal (PDT) na segunda sessão ordinária do Parlamento. O vereador questionou os pedidos, já nos primeiros dias do novo governo, especialmente os vindos de parlamentares que atualmente estão na oposição, mas até o ano passado integravam o governo.

REGRAS
Conforme o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o Pedido de Providências é uma forma do parlamentar propor ao Poder Executivo Municipal a execução de obras e serviços de interesse da coletividade. O pedido depois de lido em Plenário, será encaminhado ao Executivo, independente de parecer das Comissões Permanentes, sendo limitado a três pedidos por vereador em cada sessão. Este tipo de solicitação não precisa ser votada.

Olá Jornal