Vereadores encaminham apoio para consórcio do lixo na região

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2016

A proposta objetiva diminuir custos as prefeituras que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A entidade trabalha, de forma inicial, a criação de um consórcio regional para a criação de um aterro sanitário destinado ao depósito de resíduos. Atualmente Venâncio Aires possui contrato com espaço de Minas do Leão para efetivar a destinação do lixo doméstico. Pela iniciativa seria possível reduzir em até 40% os custos.

Para o vereador Vilson Gauer (PT) o trabalho merece apoio e pode garantir melhorias na gestão dos recursos públicos. “Podemos com este projeto melhorar a eficiência do recolhimento de lixo, sem contar com a diminuição de gastos públicos.”

Telmo Kist (PSD) em apoio a medida destacou a necessidade de união entre as prefeituras para garantir a criação de consórcios regionais. “Todas as formas de consórcio são modernas e melhoram a gestão pública.”

CREMATÓRIO

Além disso, Gauer também teve outra moção aprovada, apelando à diretora-presidente da Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, para que seja dinamizado, respeitando todos os trâmites legais, o processo de licenciamento junto ao órgão para a instalação de um crematório no Município de Venâncio Aires. O pedido solicita apoio a demanda local, uma vez que Santa Cruz do Sul tem avançado neste projeto e pretende criar um espaço para cremação regionalizado, sendo que o projeto da Organização Kist possui um trâmite mais avançado mas as licenças não são emitidas pelo governo estadual.

Guilherme Siebeneichler