Vereadores do PSB participam de audiência com a Agergs para tratar sobre travessias no trecho rural da 287

Olá Jornal
maio05/ 2022

Na tarde desta quarta-feira, 04, os vereadores do PSB, Sandra Wagner e Eligio Weschenfelder participaram de uma audiência virtual com o Deputado Estadual, Elton Weber, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região e diretores da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos  Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Francisco José Vasconcellos de Araújo e Luiz Afonso Senna.

A demanda levantada por pessoas moradoras ao longo da RSC-287, de Tabaí a Santa Maria, se refere a travessia de moradores, com maquinários e animais, que utilizam a rodovia, e tem propriedades de um lado, moradia de outro e que enfrentarão dificuldades para acessá-las quando for efetivada a duplicação e a instalação de barreiras/canteiros centrais e a travessia somente poderá ser feita nos retornos.

A discussão levantou alguns pontos como a necessidade de inclusão no contrato existente entre Estado e a empresa Sacyr a previsão de melhorias para o fluxo do trânsito em área rural cortada pela rodovia. “Precisamos de vias marginais, para que o produtor possa transitar com segurança; precisaremos de acessos, temos ciência de que isso impactará na tarifa, mas é preciso dar essa atenção ao produtor que precisa usar o trecho. Por isso pedíamos ajuda do corpo técnico da Agergs para que estude essas situações, sem entregar totalmente nas mãos da empresa concessionária”, argumentou a produtora rural da localidade de Palma (Santa Maria), Silvia Pozzobon.

A vereadora Sandra também levantou a situação prevista no projeto para Venâncio. “A nossa preocupação aqui em Venâncio está mais concentrada na região de Mangueirão a Mariante, são cerca de 15 a 20 quilômetros de intervalo entre um retorno e outro, conforme o previsto no projeto da Sacyr. Então, temos todo esse trecho, com muitos produtores rurais ao longo dela que não conseguirão atravessar para ir para suas propriedades.”

Os representantes da Agergs afirmaram que estão abertos para auxiliar e deliberar sobre o assunto. O Deputado Estadual, Elton Weber, adiantou que uma nova reunião na próxima semana entre os participantes do encontro virtual desta quarta-feira buscará identificar e mapear os pontos mais movimentados, para prever alternativas como passagens subterrâneas e estradas marginais, para então formalizar um documento único para a Agergs. E isso já precisa ser feito para logo, com as possíveis alterações de projeto; já que está previsto o início da duplicação no próximo ano.”

CRÉDITO: AI PSB

Olá Jornal