Vereadores de oposição se retiram da sessão antes de fala do prefeito e vice

Guilherme Siebeneichler
outubro03/ 2017

Um fato inusitado marcou a sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 02. A bancada do PDT, formada por Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Sid Ferreira e Tiago Quintana, deixou a reunião ordinária. O parlamentar do PSC, Ciro Fernandes, também deixou a sessão, mas por motivos particulares. A decisão foi informada antes do prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) ocuparem a tribuna do Parlamento Municipal.

Conforme Ana Cláudia a decisão de retirada da bancada ocorreu como forma de repúdio, já que esta é a primeira sessão após repórter estadual divulgar investigação envolvendo o vereador Eduardo Kappel (PP) por suposta venda de decisão judicial. “Nossa saída foi em repúdio a mais uma manobra do Executivo e da presidência da Câmara para nos impedir de fazer uso da palavra no período das comunicações. Isso vem acontecendo não é de hoje.”

Segundo a parlamentar, o partido quer se posicionar exigindo explicações do Legislativo Municipal sobre a situação envolvendo o progressista. “Principalmente hoje em que a comunidade exige uma tomada de posição de todos os vereadores, bem como da Presidência da Casa e fazem isso?”

A vereadora também questiona a necessidade do chefe do Executivo vir até o Parlamento Municipal, já que o presidente da Casa integrou a comitiva que foi à Brasília. “O próprio Presidente pode falar dos resultados da viagem, já que ele e a assessora de imprensa da Câmara foram juntos, tendo suas despesas todas pagas com dinheiro público?
O Prefeito e o vice, na nossa opinião poderia até vir à Câmara explanar sobre a viagem, mas em outra oportunidade.”

O PDT pretende encaminhar a direção da Câmara de Vereadores um representação solicitando um posicionamento sobre a situação do vereador Eduardo Kappel (PP), após a abertura de investigação por parte do Ministério Público.

Durante fala na tribuna, Wickert e Krämer relataram as ações desenvolvidas na Capital Federal e questionaram a posição dos parlamentares de oposição. “Lamento que isso ocorra em Venâncio, precisamos ampliar os debates e não fugir dele,” afirmou o prefeito.

O vice, por sua vez, comentou que não tinha visto a retirada de uma bancada ao longo do tempo em que esteve ocupando cadeira no Parlamento. “Em oito anos como vereador nunca vi uma coisa dessas acontecer. Não querem debater e discutir as coisas, são covardes?”

A sessão desta semana seguiu até as 22h20min, já que os parlamentares que seguiram acompanhando as discussões fizeram questionamentos de recursos que poderão ser encaminhados ao município.

Guilherme Siebeneichler