Vereadores, alunos e professores se unem em favor do IFsul

Olá Jornal
junho12/ 2019

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira, 10, uma moção de apelo que será encaminhada ao Governo Federal, solicitando a revisão dos cortes efetuados às universidades e escolas técnicas federais. Professores e alunos do Instituto Federal Sulriograndese, campus de Venâncio Aires, acompanharam a sessão e comemoraram o envio do documento ao Ministério da Educação.

O Legislativo Municipal destaca a preocupação com o contingenciamento dos recursos da Educação no país. No documento, os parlamentares ressaltam a importância do IFSul para o desenvolvimento do município. “O IFSul veio para o nosso município com o propósito de ofertar alternativas na área de tecnologia, dentro de um planejamento de diversificação, por isso é de fundamental importância preservarmos esta instituição, responsável por projetos integradores na área tecnológica com bolsas de estudo para jovens de baixa renda e com programas sociais,” destaca o texto.

No dia 03 de junho a direção do instituto participou da sessão ordinária, ocupando a tribuna livre. Na oportunidade o professor Gelson Corrêa destacou ações da instituição federal. Mais de 200 projetos de extensão já foram desenvolvidos pelo campus venâncio-airense. São 600 alunos matriculados em cursos técnicos presenciais em informática, refrigeração e climatização, eletromecânica e secretaria, na especialização em educação, bem como 60 alunos dos cursos de graduação em Licenciatura e Pedagogia e em formação pedagógica na modalidade EAD. O campus local conta com 23 funcionários terceirizados, 82 servidores federais e 22 turmas presenciais e duas a distância.

CORTES
Com o congelamento de recursos, o IFSul Venâncio Aires possui déficit projetado de R$ 461 mil até o fim do ano. O recurso projetado para custeio, onde entram os valores destinados à manutenção, contas de água e energia, limpeza e compra de materiais, garante a realização das atividades até o fim de agosto. No total, para 2019, o orçamento geral projetado para o campus local é de R$ 1.684.500,00.

Olá Jornal