Vereadores abordam melhorias para atendimentos em saúde

Janine Niedermeyer
janeiro17/ 2017

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta segunda-feira, 16, vereadores solicitaram uma atenção especial da Administração Municipal à área da saúde. Izaura Landim (PMDB) encaminhou duas indicações. Na primeira, solicita ampliação do horário de atendimento de, ao menos, uma unidade básica de saúde, estendendo o horário tradicional de atendimento no período da tarde.

A parlamentar explica que o objetivo é de que famílias, pais tenham uma alternativa para buscar atendimento depois do horário de trabalho, para fazer uma vacina, para fazer exames. A sugestão de Izaura é que esse atendimento seja realizado no posto de saúde do bairro Gressler.

Além disso, ela ainda sugere ampliação do horário de atendimento odontológico. “A lei que rege sobre o funcionamento do SUS prevê que as pessoas tenham acesso à saúde. Estamos bem amparados em Venâncio com o Hospital e a Upa, mas na área dentária não temos um amparo. Quando as pessoas tem dor fora do horário de padrão, elas não tem acesso. Se uma pessoa é atendida na prevenção, ela não vai ter a dor durante a noite, por exemplo”.

O vereador André Puthin, que é dentista, destacou a importância da ampliação deste serviço. “O nosso problema odontológico está no sábado e domingo. Onde o povo vai se tiver dor de dente, precisa esperar até segunda-feira? Já fazem 16 anos que falo isso, e a questão nunca foi resolvida”.

A vereadora peemedebista também quer que seja feita a inclusão do atendimento de um médico pediatra na Unidade Básica de Saúde do Bairro Gressler. Segundo ela, esta indicação se faz importante pela posição geográfica da Unidade, que tem em seus arredores bairros como Xangri-lá, Cidade Nova, Cidade Nova 2, Aviação, Bela Vista e por todo o crescimento daquela região. “É algo simples, mas importante, que vai modificar a vida das crianças e daquelas famílias”.

Já a parlamentar Sandra Wagner afirmou que em conversa com o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber solicitou a análise de viabilizar a atuação de um agente de saúde na região do bairro Leopoldina, Loteamentos Eisermann e Parque do chimarrão. “Haja vista que naquela região não se tem um atendimento direto em saúde. Os moradores hoje para terem um atendimento ao posto de saúde, tem que se deslocar ao bairro Gressler. Então o secretário se prontificou a fazer esse levantamento”.

Fonte e Foto: Vanessa Behling/ AI Câmara

Janine Niedermeyer