Vereadora Sandra Wagner quer tornar galinhada Patrimônio Cultural Imaterial de Venâncio

Olá Jornal
maio12/ 2021

Para celebrar o aniversário de Venâncio Aires, ocorrido nesta terça-feira, 11, a Vereadora Sandra Helena Wagner (PSB), fez uma Indicação ao Executivo para que seja criado um Decreto Municipal tornando a galinhada – prato típico do município – ‘Patrimônio Cultural Imaterial de Venâncio Aires’. A ideia foi levada pela socialista ao Prefeito Jarbas da Rosa nesta terça-feira, 11.

Acompanhada da Suplente de Vereadora Cleiva Giovanaz Heck, a parlamentar destaca a finalidade da ideia. “Esse prato tão tradicional nas nossas comunidades, festas e casas; além de ser uma simples refeição, é objeto de ações sociais e beneficentes, cuja a comercialização angaria recursos e possibilita a realização de importantes projetos da comunidade”.

A partir desse tombamento municipal se torna viável o encaminhamento  de pedido para o reconhecimento nacional.
O Prefeito, Jarbas da Rosa, recebeu com bons olhos a iniciativa e se comprometeu em criar o Decreto Municipal. Diante disso, a  idealizadora, Presidente da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), Cleiva Heck – que colocou o prato em evidência na última edição da Festa-, já adianta que a ideia é de no momento em que for realizado esse reconhecimento do Município, realizar uma galinhada e, o recurso angariado com a venda, reverter ao Hospital São Sebastião Mártir.

CRÉDITO: AI Gabinete Sandra Wagner/PSB

Olá Jornal