Vereadora propõe capacitação de servidores para uso e interpretação em Libras

Olá Jornal
fevereiro09/ 2019

Nesta semana a vereadora Izaura Bergmann Landim (MDB) apresentou indicação ao Executivo, buscando ampliar ações para interpretação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O documento foi encaminhado à Prefeitura de Venâncio Aires sugerindo a realização de cursos e ações de capacitação de servidores municipais para o uso e interpretação por meio da linguagem dirigida aos deficientes auditivos. A parlamentar na primeira sessão de 2019, destacou que o Município, em um próximo concurso, poderia incluir uma vaga de interprete.

A parlamentar indica a realização de convênio ou cursos com entidades (pública ou privadas) especializadas no atendimento às pessoas com este tipo de deficiência. A proposta é de garantir atendimento diferenciado e imediato ao deficiente auditivo nos órgãos e entidades da Administração pública local. Segundo texto da indicação, atualmente a Associação de Surdos de Venâncio Aires (Asva), conta com 60 associados, mas o número de pessoas com este tipo de deficiência pode ser maior.

“Com este tipo de capacitação, as pessoas com deficiência auditiva e os surdos-cegos, terão acesso a um melhor atendimento, podendo pessoalmente esclarecer suas dúvidas a respeito dos serviços públicos municipais, além de receber a devida instrução sobre como operar esses serviços com eficiência,” justifica o texto.

Olá Jornal