Vereadora Izaura Landim sugere utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública

Guilherme Siebeneichler
fevereiro07/ 2017

Na sessão ordinária de segunda-feira, 6, da Câmara de Vereadores, a vereadora Izaura Landim (PMDB) apresentou uma indicação feita ao Executivo para que sejam instaladas lâmpadas de LED quando é feita a substituição ou reforma na iluminação pública. E ainda, que de forma gradual seja feita em todo o município a trocadas lâmpadas existentes pelas de LED.

De acordo com a vereadora, a substituição é uma forte tendência. “Pois estas oferecem vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber uma redução real nos custos com energia , muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED.” A parlamentar ainda destaca que “neste atual cenário de escassez de recursos, além da alta de preços nas tarifas energéticas, a hora é de buscar formas de economizar”.

De acordo com o responsável pelo setor elétrico da Prefeitura, João Batista, atualmente, existem duas lâmpadas em fase de testes. Há 60 dias foram instaladas uma na esquina da Praça Evangélica e outra na esquina da Prefeitura. Mas ele ressalta o alto investimento para a instalação desse tipo de luminária. “Enquanto a lâmpada de sódio, que utilizamos, custa 90 reais, a de LED custa cerca de 300 reais. E atualmente são 13.500 pontos de luz no município, ou seja, é inviável fazer essa troca, pois não há verba para isso.” Apesar da vida útil de ambas ser de cerca de 32 mil horas, Batista concorda que as e tecnologia com LED tem maior durabilidade, pois são lâmpadas frias. “Cada vez se avança mais na tecnologia. Já tivemos lâmpadas de mercúrio, depois florescentes, agora estamos com as de sódio. Dependendo do resultado das duas questão em testes, é possível se estudar a implantação das de LED.”

Durante seu pronunciamento na Tribuna, a parlamentar ainda enumerou algumas vantagens das lâmpadas com tecnologia de LED: emitem mais luz, utilizando menos energia, sofre pouca alteração de brilho ao longo do uso, se ficar ligada por oito horas diárias pode durar até 17 anos, a energia utilizada é revertida em iluminação e não em calor, como não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio não há necessidade de descarte especial, evitam substituições constantes devido a sua longa vida útil, a iluminação delas pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo debaixo d’água sem oferecer riscos de choque.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler