Vereador Tiago Quintana defende a volta das aulas presenciais

Guilherme Siebeneichler
abril16/ 2021

 Enquanto decisões judiciais determinam a proibição das aulas presenciais em escolas públicas e privadas no Rio Grande do Sul, o presidente da Câmara de Venâncio Aires, vereador Tiago Quintana (PDT), encaminha moção em defesa do retorno às escolas. O documento que será lido em sessão da próxima segunda-feira, 19, sugere que o governador Eduardo Leite altere a classificação para todas as regiões ou determine que o sistema de cogestão tenha a liberdade de legislar sobre a área da educação.

       O parlamentar destaca que a revogação da bandeira preta já seria possível diante dos números atuais da pandemia. Além disso, Tiago Quintana mostra-se preocupado após um ano de afastamento dos estudantes das salas de aula. “Os danos à formação pedagógica dos nossos alunos ainda são imensuráveis. Já passou da hora de discutirmos essas consequências para o futuro do nosso País. Já falamos em saúde, economia, mas pouco debatemos a educação”, destacou.  

       O vereador já se posicionou pela vacinação prioritária de professores e profissionais de educação, no entanto, mesmo sem a imunização completa ele acredita já ter passado da hora de voltar aos estudos presenciais. “Logo essas crianças estarão perdendo mais um ano letivo. Esse conteúdo, mesmo que passado de forma remota, não chega a todos com a mesma qualidade e essa lacuna será irrecuperável”, considera.

Tiago Quintana lembra que, independente do momento epidemiológico atual, o retorno deve ser condicionado à observância de rigorosos protocolos sanitários e às circunstâncias específicas de estrutura e localização de cada escola. No entanto, ele contesta as posições do judiciário que impedem que Estados e Municípios legislem sobre as atividades educacionais que são de suas responsabilidades.

CRÉDITO: AI Gab. Tiago Quintana

Guilherme Siebeneichler