Vereador propõe instalação de estações públicas de higienização e tendas de descontaminação

Olá Jornal
maio08/ 2020

O vereador Nelsoir Battisti (PSD) encaminhou nessa sexta-feira, 08, uma indicação ao Executivo para que sejam criadas estações públicas de higienização e até possíveis tendas de descontaminação em locais estratégicos do município, onde ocorre maior fluxo de pessoas. De acordo com Battisti, mesmo com as medidas de isolamento social
recomendadas e adotadas, ainda existem pessoas que saem de casa, por necessidade de ir ao trabalho, fazer compras para a casa e realizar pagamentos em instituições financeiras e tal indicação ajudaria a conter a disseminação do vírus entre a população.

As estações contariam com material para higienização das mãos e também com instruções sobre o método certo de lavagem, além de medidas de prevenção indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados da instituição, o ato de lavar as mãos pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus. A entidade também recomendou que os governos criassem estações públicas de higienização das mãos, com oferta de água
limpa e sabão para que todos possam manter a higiene adequada e evitar a propagação do vírus.

Já as tendas de descontaminação são duchas capazes de promover a desinfecção das roupas, atuando como uma espécie de purificador, liberando gotículas para esterilizar a pessoa e diminuir as chances de transmissão do vírus. Battisti ressalta que hoje não existe nenhum produto que tenha eficácia comprovada em eliminar a Covid-19, mas que existem outros produtos que combatem vírus como o da H1N1, o que ajudaria a evitar doenças já conhecidas e que com a chegada do frio também lotam os hospitais. “Seria muito bom se conseguíssemos instalar esses equipamentos em frente a UPA, Hospital, postos de saúde e demais pontos estratégicos de nosso município, por exemplo.” destaca Battisti.

Venâncio Aires já teve a situação de calamidade pública decretada e também reconhecida através de aprovação da Câmara de Vereadores. Recursos financeiros já foram repassados ao município pelo Estado e União, e ainda existe previsão de outros valores destinados ao combate e prevenção ao novo coronavírus. “Vivemos hoje em meio a uma pandemia em que todos os esforços devem se concentrar em salvar vidas e também em minimizar os impactos econômicos, preservado empregos e a renda das pessoas”, comenta Nelsoir.

CRÉDITO: AI CMVA

Olá Jornal