Vereador propõe a criação da semana municipal de incentivo a doação de medula óssea

Guilherme Siebeneichler
agosto04/ 2018

Tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei de autoria do vereador Clécio Espídola (PTB), popular Galo, que propõe a criação de uma semana para discutir e divulgar a doação de medula óssea. A proposta é de que anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro seja realizada a semana dedicada a este ato de solidariedade.

O projeto ainda não possui data para ser votado, mas segue recomendação do próprio Ministério da Saúde, para garantir divulgação e debate sobre a importância deste tipo de doação. Segundo o texto da lei, os objetivos da proposta são de estimular a doação voluntária de medula óssea, visando ampliar as possibilidades de localização de doadores compatíveis.

Além disso, busca sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade de mais doadores de medula, assim como, manter a atualização de telefones e endereços de contato junto aos órgãos de captação. O texto prevê ainda a realização de atividades de orientação, capacitação e de educação continuada sobre transplantes. Além da participação da comunidade, busca também ações junto aos profissionais da área da saúde e nas unidade de atendimento.

A proposta também é de estimular a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

CONVÊNIOS
A matéria proposta pelo vereador Galo também objetiva permitir a formalização de convênios e parcerias do Governo Municipal com entidades ligadas ao Executivo Federal e o Governo do Estado, além de instituições privadas, fundações e empresas interessadas pelo assunto.

Guilherme Siebeneichler