Vereador propõe audiência pública para debater situação do presídio de Estância

Janine Niedermeyer
fevereiro10/ 2017

O vereador do PTB e líder de governo, Ezequiel Stahl encaminhou e protocolou no Legislativo o pedido para a realização de uma audiência pública para debater a situação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, existente em Vila Estância Nova.

O esgoto a céu aberto, que sai das quatro galerias e demais repartições escoa por uma valeta e vai direto para a Sanga das Mulas, vem causando problemas e incômodo para os moradores da região. O assunto foi apresentado pelo vereador na última sessão e também na reunião interna.

Alguns parlamentares já demonstraram interesse em participar da comissão que será formada para organizar o evento, entre eles, o presidente da Casa, Gilberto dos Santos, Clécio Espíndola (PTB), Izaura Landim (PMDB) e Eduardo Kappel (PP). Stahl deverá presidir a comissão. No entanto, a definição dos nomes deve ocorrer apenas quando a ideia for apresentada e votada em plenário, o que deve ocorrer no dia 20.

O vereador, que também já havia proposto uma Moção de Apelo solicitando melhorias para o esgoto da PEVA e que foi enviado à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), explica que a audiência será um momento importante para que a comunidade tenha um contato direto com os responsáveis pelo presídio.

“Queremos fazer um enfrentamento com a comunidade junto à estes órgãos, para que possam ouvir suas demandas e saber qual será a atitude, a resposta que será dada pelos responsáveis”.

O evento deve ocorrer no ginásio da comunidade de Vila Estância Nova, nos primeiros dias do mês de março e será aberto para toda a comunidade da região, especialmente para os moradores de localidades como Rincão de Souza e Estância Nova.

“Este encontro vai proporcionar aos moradores um contato direto com responsáveis pelo presídio, como Estado, Susepe, Secretaria Estadual de Obras, empresa que realizou a construção e que provavelmente será a responsável por concluir a estação de tratamento do esgoto, além das autoridades municipais como secretaria municipal do Meio Ambiente, poder Judiciário, como a OAB”.

Janine Niedermeyer