Verão, que começa nesta terça-feira, será de pouca chuva e calor acima da média no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
dezembro21/ 2021

O verão que se inicia nesta terça-feira, 21, às 12h59min, será mais quente do que o habitual, além de seco, com pouca chuva e risco de estiagem no Rio Grande do Sul. Tudo isso por causa do La Niña, que, desde a metade de outubro, age sobre o Oceano Pacífico Equatorial, aumentando as precipitações na área centro-norte do Brasil e, por outro lado, diminuindo em toda a região Sul do país.

A previsão é de que os termômetros fiquem um grau acima da média no Estado, mas podem chegar a dois graus e meio acima da média nas regiões Oeste e Noroeste, onde costuma fazer 34°C.

O Centro e o Oeste serão as áreas mais afetadas pela baixa ocorrência de chuva, mas também poderá haver prejuízos para o Noroeste e o Sudoeste. Para janeiro, a previsão é de volume de 100 milímetros abaixo do normal na metade Sul. Em fevereiro, o cenário piora para a Fronteira Oeste e o Extremo Sul, onde a chuva deve ficar entre 100 e 150 milímetros abaixo do esperado. Março será ruim para todas as regiões: a chuva será de 70 a 150 milímetros abaixo do normal em todo território gaúcho.

Com informações GaúchaZH

Olá Jornal