Vênus Rock ganha fôlego para evento sair ainda em 2017

Janine Niedermeyer
junho12/ 2017

Tirar do papel mais uma edição do Vênus Rock Festival em Venâncio Aires não está sendo um desafio simples. Com projeto aprovado no Pró-Cultura RS, com financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a Bola Cultural tem corrido atrás da captação do valor para conseguir concretizar a 12ª edição.

Segundo um dos envolvidos na proposta hoje o gênero rock passa por dificuldades, tanto em termos de shows, novas bandas e casas de rock. “O público jovem que o rock ocupava na década de 1990 e 2000, hoje está no sertanejo e logicamente muita coisa acompanha isso”, frisa Everton Teixeira.

O produtor cultural explica que seis empresas foram sondadas, com potencial e possibilidades de patrocinar, mas até o momento os retornos não são positivos. A ideia inicial era de realização do festival no dia 13 de maio passado, porém, em função das dificuldades os proponentes conseguiriam uma readequação para que o Vênus possa ocorrer em agosto, tendo a participação de nove bandas, todas contempladas com cachê.

BANDAS E OFICINAS

Os grupos participantes inseridos no projeto são todos do município: Maquinados, Mastodonte, Moliére, Locomotiva Elétrica, Identidade Zero, Dozeduro, Fulano de Tal, Magnus e Wild BJ. O valor total para captação deste projeto é de R$ 33.224,75 através de renúncia de ICMS de empresas.

Depois do festival viriam as oficinas como contrapartida. A planilha de aplicação prevê oficinas de bateria, com Vaney Bertotto; de guitarra com Rafael Schuller e de contrabaixo, com André Luis Henz. O público-alvo seriam músicos e entusiastas do rock, de forma gratuita, mas em local ainda a definir.

O Vênus Rock teve seu ponta pé inicial em 2006, sendo que a última edição ocorreu em 2015, pois já no ano passado não foi viável justamente pela falta de recursos. O período de realização atualizado agora é de 1º de agosto a 30 de outubro.

Foto: Facebook Leíne Fotografia

Janine Niedermeyer