Vendas no Dia dos Namorados em Venâncio recuam 0,3%

Guilherme Siebeneichler
junho18/ 2016

Mesmo com o pequeno crescimento de venda, crise econômica não dá sinais de enfraquecimento. Após meses em queda, as vendas do comércio tiveram um crescimento de 0,5%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dois úl- timos meses. Em Venâncio Aires, no período de maio e abril, o mesmo percentual verificado no país foi registrado. Em levantamento da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do município (Caciva), os dois últimos meses foram de crescimento nas vendas a prazo. Parte do aumento se deve as datas comemorativas – Dia das Mães e Namorados – e da diminuição do endividamento. Segundo a gerente administrativa da entidade, Lisete Stertz, o resultado leva em consideração as consultas no Serviço de Proteção ao Crédito. “São para as vendas a prazo, a partir das consultas feitos no sistema administra- do aqui na Caciva.”

BRASIL

Puxadas pela alta de 1% dos supermercados, as vendas de varejo subiram 0,5%o em abril na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. Já o volume de vendas do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, teve queda de 1,4%. A entidade manteve sua projeção de retração de 4,8% no varejo restrito ao final de 2016 e revisou previsão de queda para o varejo ampliado de 8,8% para 9,4%.

DIA DOS NAMORADOS

Apesar do crescimento verificado nos dois últimos meses, as vendas no Dia dos Namorados tiveram um pequeno recuo, quando comparadas ao ano passado. Segundo levantamento da Caciva o que- da foi de 0,3% nas vendas a prazo. A avaliação das vendas levou em consideração o período entre 1o e 12 de junho de 2015/16.

Guilherme Siebeneichler