Vendas de Natal têm queda de 4,2% em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
dezembro29/ 2016

Acompanhando tendência nacional e estadual, as vendas no período de Natal no comércio de Venâncio Aires tiveram redução, quando comparadas com 2015. Segundo levantamento da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) a redução foi de 4,2%. Os dados levam em consideração consultas ao banco de dados da entidade para a liberação de vendas a prazo.

O período avaliado foi de 1º de dezembro até o dia 26. No Brasil as vendas do comércio durante o período natalino tiveram redução de 4,8%. No Rio Grande do Sul o recuo alcanço os 3% só em vendas realizadas em shoppings.
A queda de 4,8% nas vendas no país durante a semana que antecede o Natal, na comparação com o ano passado, segundo a FecomercioSP foi atribuída a baixa na economia brasileira.

O levantamento nacional contempla todos os setores varejistas, incluindo os que não são diretamente relacionados ao Natal (como concessionárias de veículos, móveis e decoração e material de construção). Isso pode ter puxado para baixo o resultado geral do comércio neste Natal.

VENDAS
Natal é considerado pelos lojistas a data comemorativa mais importante em faturamento e volume de vendas. Na comparação com outras datas comemorativas do ano, as vendas do Natal de 2016 caíram menos, segundo pesquisa SPC Brasil. As compras a vista tiveram destaque, já que há dificuldade para obtenção de crédito.
No Dia das Mães, as vendas parceladas caíram 16,4%; no Dia dos Namorados, 15,23%; no Dia dos Pais, 7,15% e no dia das Crianças, 9,02%.

Guilherme Siebeneichler