Vendas de Natal crescem 4% em Venâncio Aires

Olá Jornal
dezembro26/ 2019

As vendas de Natal cresceram 4% em Venâncio Aires, comparando com o mesmo período de 2018. O índice foi divulgado pela Caciva nesta quinta-feira, 26.

De acordo com a entidade, sente-se uma retomada na economia com um aumento da confiança de investidores. A liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a geração de novas vagas de trabalho contribuíram para esse aquecimento, afirmou a Caciva.

SUPERMERCADOS

Nos supermercados, as vendas cresceram 9%, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O clima festivo, as altas temperaturas e fatores conjunturais positivos, como a liberação do saque de parte do FGTS pelo Governo Federal e a possibilidade de parcelamento do IPVA no Estado, contribuíram para que o setor supermercadista gaúcho atingisse as expectativas de vendas neste Natal. Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o calendário favorável – que possibilitou aos consumidores visitarem os supermercados no fim de semana, na segunda e na terça-feira para o abastecimento da ceia – foi decisivo para o resultado positivo, que consolida o Natal de 2019 como o melhor nos últimos dez anos para o setor.

De acordo com o presidente da Agas, os gaúchos estiveram muito atentos aos preços, adequando sua ceia às promoções e possibilidades encontradas nas lojas. “Houve um crescimento de 5% no número de visitas, mostrando uma intenção de pesquisar muito latente nos consumidores”, observa Longo. Segundo ele, bebidas como refrigerantes e cervejas foram os grandes destaques em vendas, devido às altas temperaturas dos últimos dias, com um incremento médio de 15% nas vendas. “De cada quatro itens registrados nos caixas na véspera de Natal (24/12), um era uma bebida. Cerca de 90% dos consumidores que passaram pelas lojas adquiriram bebidas nesta terça-feira”, sublinha o supermercadista.

CHURRASCO

Outro dado que chama a atenção é um crescimento de 5% na venda de carvão para churrasco – mostrando que o hábito de comemorar com familiares e amigos não foi minimizado pela alta nos preços da carne bovina das últimas semanas. “Embora o volume físico de carne bovina tenha registrado pequena queda nas vendas, houve uma clara migração para outros produtos, como frango, pão de alho e salsichão, que registraram excelentes vendas”, destaca Longo. Com relação às aves natalinas, como perus e chesters, o crescimento foi de 8%. “A diversidade de preços fez a diferença, com opções de aves de R$ 6,90 a R$ 29,90 o quilo”, explica Longo.

Os panetones, também tradicionais no período natalino, cresceram acima da média (12%), enquanto brinquedos pequenos e kits de Natal registraram procura crescente na semana que antecedeu a ceia natalina. “O calendário ajudou o consumidor se lembrar de mais pessoas que poderiam ser presenteadas. Assim, itens como a caixa de bombom tiveram grande procura nos últimos três dias”, afirma o presidente da Agas.

Preparativos para o Ano-Novo – Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas. “O crescimento deverá ser similar, até pela projeção climática de tempo bom”, conclui Longo.

Olá Jornal