Venâncio vai integrar circuito de cicloturismo Raízes Coloniais

Olá Jornal
setembro03/ 2021

A capital do chimarrão vai participar do projeto do grupo Santa Ciclismo que promete movimentar o turismo, a agricultura familiar e as agroindústrias no Vale do Rio Pardo. O prefeito Jarbas da Rosa, esteve reunido na quinta-feira (2), com prefeitos e representantes de nove municípios que aprovaram a adesão ao projeto Raízes Coloniais. A proposta é de um circuito de cicloturismo com 284,2 km de extensão, passando por Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde e Rio Pardo. A implantação do projeto tem um custo estimado em R$ 56 mil e as prefeituras que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) irão auxiliar com as placas de sinalização do percurso.

O circuito de cicloturismo deve ter cinco etapas, com uma média de deslocamento de 56,8 km por dia. Em cada uma das nove cidades que integram o projeto, os ciclistas encontrarão pontos de apoio denominados “Empreendimento Amigo do Ciclista”. Ali, terão a opção de abastecimento de água, lanches, refeições ou mesmo hospedagem. A Emater/RS fará a capacitação dos empreendedores sobre a importância do turismo, das boas práticas na produção dos alimentos e da gestão econômica. Em um cenário otimista, a previsão é que R$ 1,6 milhão de recursos poderiam ser injetados anualmente na região.

Anfitrião da reunião nesta manhã, o prefeito de Vale do Sol e presidente da Amvarp, Maiquel Silva, considerou o projeto ousado e promissor, que irá incrementar emprego e renda no turismo rural da região. “Parabenizo o grupo Santa Ciclismo e a Aturvarp pela iniciativa e elaboração do projeto. Por acreditar que podemos evoluir e desenvolver ainda mais o cicloturismo na região é que a Amvarp sente muito orgulho e prazer em ser parceira. Temos um roteiro de muitas potencialidades, precisamos explorar esses pontos para fazer com que as belezas naturais e os cenários deslumbrantes saiam do anonimato”, disse o presidente.

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) foi a responsável pela elaboração do projeto técnico. Assemp, Unisc, Sicredi Vale do Rio Pardo, Emater/RS e as escolas famílias agrícolas de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol (Efasc e Efasol) também são apoiadores e patrocinadores, alguns com valores e outros com serviços. A previsão é que o lançamento do circuito de cicloturismo Raízes Coloniais ocorra entre novembro e dezembro deste ano.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Tiago Rech/Amvarp

Olá Jornal