Venâncio vai aprender sobre cooperativismo a partir da música

Olá Jornal
novembro23/ 2019

O Parque do Chimarrão recebe neste sábado, 23, a final do 12º Festival O Rio Grande Canta. Através da música, diversos artistas expressarão de que forma as cooperativas se empenham por um trabalho mais digno, tema desta edição do Festival. O evento que inicia às 20h no ginásio poliesportivo busca valorizar a cultura do estado e enaltecer a força do sistema cooperativo gaúcho. No total, 20 artistas participam do festival e concorrem a prêmios que variam de R$ 8 mil (1º lugar) até R$ 4 mil (10º lugar). O evento é organizado pela sistema Ocergs/SescoopRS.

O gerente de promoção social da entidade, José Zigomar dos Santos, destaca que o principal objetivo do festival é de garantir integração e envolvimento das comunidades com o sistema cooperado do estado. “Primamos pela promoção dos valores e princípios do sistema cooperativo. É uma forma de ensinar o cooperativismo cantando. Por meio da música nos envolvemos e aprendemos de forma mais didática.”

Para o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Silva, o evento no parque oportuniza acesso à apresentações de qualidade com uma estrutura diferenciada. “É uma forma de valorizar a cultura do município. Venâncio Aires possui atualmente 13 cooperativas e este evento é uma forma de enaltecer o trabalho que elas desenvolvem,” afirma.

OPORTUNIDADE
O prefeito Giovane Wickert (PSB), lembrou que o evento é único e dificilmente passará pelo município nos próximos anos. “É uma oportunidade para a cidade e talvez não temos noção do tamanho, porque nunca tivemos uma edição. Convidamos todos para participar deste evento grandioso, que não passará por Venâncio tão cedo.”

HISTÓRICO
Em 11 anos de atividades, 1.808 músicas já foram inscritas no Festival, sendo que 134 delas foram gravadas em CD e DVD. Um público de 77.125 pessoas prestigiou os eventos neste período, com a participação em palco de 2.341 artistas.

A 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo é realizada pelo Sescoop/RS, com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Escola do Chimarrão e com a participação das cooperativas Cooprova, Coopeva, Uniodonto VTRP, Sicredi Vale do Rio Pardo, Certaja, Languiru, Dália, Certel, Sicoob Valecredi Sul, Unimed VTRP e Arla.

Olá Jornal