Venâncio trabalha para melhorar avaliação turística e garantir recursos federais

Olá Jornal
março14/ 2018

Em fevereiro o Governo Federal divulgou o Mapa de Turismo, de 2018. Nele são listados municípios que possuem ações para diversificar a área turística, por meio de classificação. O níveis vão de A – quando as cidades possuem grande concentração de turistas e rede de atendimento eficaz – ao E, dado a municípios com pouco infraestrutura para desenvolver o segmento. Venâncio Aires possui classificação D, avaliação onde se concentram a maior parte das 3,8 mil prefeituras que enviaram relatórios para atualização do banco de dados federal. Porém, este nível classificatório não garante ao município posição de destaque, dificultando inclusive a obtenção de financiamentos e recursos federais para aplicação no segmento.

Para isso, uma força-tarefa, em Venâncio Aires, unindo Conselho Municipal de Turismo, associações e empresários, pretende atualizar informações, com o objetivo de melhorar a nota venâncio-airense no mapa federal, proporcionando mais chances de captação de recursos para aplicar no setor turístico. O mapa é um instrumento importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthäler, o setor do turismo já garantiu avanços, porém, precisa de organização e acompanhamento do que envolve a cadeia produtiva. “O fato de garantir o registro de hóspedes pode melhorar as nossas avaliações. No último mapa não temos listados todos os hotéis e leitos disponíveis na cidade. Queremos atualizar estes pontos e garantir registros para comprovar o número de pessoas que passam pela cidade,” ressalta.

Além da atualização de informações sobre a capacidade de atendimento na cidade, que pode garantir melhor avaliação no ministério, outro ponto importante é a rede de suporte para o desenvolvimento do setor. Entram neste quesito conselhos, associações, rotas e fundo específico de recursos na cidade. Já está na Câmara de Vereadores o projeto para criação do Fundo Municipal do Turismo.

ORGANIZAÇÃO
Para o presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, a organização do setor depende do esforço conjunto dos representantes municipais. “Ter registros do turistas, descobrir o que buscam e o que querem conhecer é um caminho fundamental. É preciso catalogar estas informações e mostrar ao Ministério que há uma cadeia turística organizada na cidade.”

Para o dirigente, o segmento precisa de união para fomentar outros passeios e investimentos. “Se constrói o setor com a união de muitas pessoas, o setor público, iniciativa privada e comunidade. Por isso é fundamental essa discussão,” destaca.

RECURSOS
A forma de categorias do Mapa de Turismo também organiza o repasse de recursos para auxiliar as prefeituras na realização de eventos festivos para atração de turistas. Para cidades na categoria D, como Venâncio Aires, são disponibilizados por ano até R$ 150 mil para projetos locais. Esse recurso depende de aprovação do Ministério do Turismo. A proposta do departamento é subir uma posição, para categoria C. Neste casos, os municípios contam com até R$ 400 mil para apoio financeiro em eventos.

Olá Jornal