Venâncio terá serviço de teleatendimento de saúde para monitorar casos do novo Coronavírus

Olá Jornal
março25/ 2020

A partir desta quarta-feira, 25, mais um serviço público entra em operação no município. O teleatendimento de saúde será um aliado da população que apresenta sintomas do novo Coronavírus, o Covid19 – e outros casos de doenças comuns do período – sem sair de casa. O número 0800-8858419, com ligação gratuita, servirá de consultório médico telefônico. Quatro profissionais médicos atenderão as ligações e ficarão à disposição dos venâncio-airenses, para tirar dúvidas sobre os sintomas da virose e possíveis encaminhamento para centros de apoio.

A base de atendimentos foi montada na Secretaria Municipal de Saúde, com computadores e acesso ao banco de dados da rede. Com isso, será possível buscar prontuários de atendimentos dos pacientes que já utilizam a rede de postos e unidades de saúde. Os trabalhos de preparação iniciaram ainda na semana passada e foram concluídos nesta terça-feira, 24, com a definição das equipes e escalas. Serão quatro profissionais médios e atendentes que estarão recebendo as ligações. O contato poderá ser feito no horário comercial, na parte da manhã e à tarde.

O serviço de consultas por telefone se aliam a outras medidas já anunciadas pela Prefeitura de Venâncio Aires, no preparo da rede pública para enfrentar o Covid-19. O Centro para pacientes com sintomas respiratórios, montado no pavilhão de evento São Sebastião Mártir, receberá melhorias, para ampliar a capacidade e garantir a instalação
de leitos. Por meio de parceria com o Exército Brasileiro, serão direcionados ao município, camas. Equipamentos do hospital São Sebastião Mártir também serão direcionados para o espaço. Além disso, uma empresa de Venâncio fará a instalação de divisórias. Os leitos, inicialmente não serão utilizados como hospital de campanha, mas o espaço será
preparado para isso.

“Já temos uma estrutura boa no espaço, com ventilação, equipes profissionais e ventilação. Agora deixarmos o local pronto para se houver  necessidade ampliar como anexo do hospital. Este é o momento de preparar a estrutura que poderá ser utilizada em caso de necessidade,” explica o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB).

HOSPITAL
O gestor municipal da saúde afirma que o Hospital está preparado para receber casos da doença. A ocupação da casa de saúde está dentro da normalidade e casos de menor gravidade foram encaminhados para as residências. Além disso, o número de leitos de UTI com respirados poderá dobrar, já que a instituição possui 10 leitos em funcionamento. Outros seis equipamentos poderão ser montados, junto com quatro novos que serão encaminhados pelo Governo do Estado.

SOLIDARIEDADE
Campanhas para a arrecadação de donativos seguem sendo realizadas. As ações serão coordenadas pelo Gabinete da Primeira-Dama. Empresas de confecções serão autorizadas a funcionar, mesmo com o decreto de isolamento instituído, para fabricar jalecos e máscaras que serão doadas às instituições de saúde.

Olá Jornal