Venâncio terá R$ 326 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos em 2017

Guilherme Siebeneichler
dezembro22/ 2016

O governo federal divulgou nesta semana as regras para a continuidade dos municípios no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Venâncio Aires que integra a iniciativa desde 2011 tem conseguido gerar renda no campo e incentivar a diversificação de culturas agrícolas. Para o próximo ano o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) divulgou os investimentos por municípios. Serão destinados à Capital do Chimarrão R$ 326.302,13. O recurso terá que contemplar, no mínimo, 51 produtores de alimentos.

No total 234 Municípios aderiram ao PAA e terão como meta a aquisição de produtos de 9.359 agricultores familiares no prazo de 12 meses, contados a partir da sua formalização. Dentre as definições da Portaria, constam também os parâmetros adicionais de execução, onde os beneficiários fornecedores deverão ser 40% de mulheres, 40% público prioritário do MDS e 5% produtores agroecológicos ou orgânicos.

Atualmente mais de 150 agricultores estão capacitados para fornecer alimentos ao programa e associados a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). São cerca de 80 itens distribuidos pelo programa entre frutas, verduras, legumes, carnes e produtos de agroindústrias.

No ano passado foram mais de 500 famílias de baixa renda beneficiadas com alimentos adquiridos por meio do programa. Além disso, entidades locais também recebem parte das mercadorias produzidas pelos associados.

FOTO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler