Venâncio terá Comitê de Prevenção dos Suicídios

Olá Jornal
setembro07/ 2019

Um decreto municipal publicado no dia 30 de agosto pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), cria o Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires. A medida busca avaliar os casos de suicídio na cidade e propor ações para prevenir os casos.

O grupo é formado por representantes das secretaria de Saúde, Educação, Centro de Atenção Psicossocial (CAPSAD), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), rede de atenção básica de saúde (EACS, ESF e UBS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica, Hospital São Sebastião Mártir, Centro Especializado de Assistência Social, Plantão de Atendimento as Mulheres, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Samu e Conselho de Psicologia.

A Secretaria Municipal de Saúde vai coordenar o comitê, que terá um regimento próprio de trabalho e prazo de 90 dias para ser discutido. Aliado as ações de combate aos casos de suicídios em Venâncio Aires caberá ao grupo elaborar o Plano Municipal de Prevenção dos Suicídios, realizar diagnóstico trimestral da situação de violência autoprovocadas e suicídios, investigar e analisar os óbitos por suicídios, realizar ações de sensibilização e divulgação acerca da temática, bem como, treinamentos e qualificações para entidades e empresas buscando discutir o tema e garantir suporte às pessoas. O comitê terá reuniões mensais e poderá receber palestras e apoio de especialistas ou instituições ligadas à temática.

Olá Jornal