Venâncio tem dois novos casos suspeitos de Coronavírus incluídos neste sábado

Olá Jornal
março21/ 2020

A Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires coletou neste sábado, 21, amostras de dois pacientes com suspeita de contágio pelo novo Coronavírus, Covid-19. A primeira é um mulher que está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e foi transferida para Venâncio Aires pela regulação do Estado. Ela não é venâncio-airense, mas devido a sua condição de saúde foi encaminhada pela regulação para receber atendimento na unidade intensiva (a ocupação de leitos de UTI no Rio Grande do Sul é coordenada pelo Secretaria Estadual de Saúde).

Já a outra coleta foi feita em uma criança que está na área de isolamento do Hospital própria para Coronavírus e o quadro dela é estável. Assim, o número de coletas sobe para 15 no Município. Destes, 7 já foram negativados, dois foram descartados e seis aguardam o resultado dos exames. O Centro de Atendimento para sintomas respiratórios atendeu 50 pessoas ao longo deste sábado. O espaço está instalado no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir e atende de segundas aos sábados. O local é destinado para atendimento médico em casos leves de sintomas de gripe e resfriados.

CASOS SUSPEITOS

Quem apresentar sintomas como tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para deglutir, febre, escarro, congestão nasal ou conjuntival deve comunicar pelo telefone 150 ou a Vigilância Epidemiológica no telefone 51 99799 6570. A coleta de material para os testes será realizada em casa. A recomendação é de realizar os primeiros exames por meio das equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Apenas em casos onde hajam sintomas graves como falta de ar, extremidade arroxeadas, e febre alta, a recomendação é de que se procure atendimento na UPA e no hospital.

 

Olá Jornal