Venâncio será a primeira cidade dos Vales com ordenha robotizada

Olá Jornal
outubro27/ 2018

Os Vales do Taquari e Rio Pardo, são referências quanto o assunto é leite devido aos inúmeros produtores. A partir de 2019, Venâncio Aires será o único Município da região que contará com uma propriedade com ordenha robotizada. Nesta semana, o Prefeito Giovane Wickert acompanhado do vice Celso Krämer estiveram em Linha Cecília, visitando a família Frey, que está ampliando os negócios com a instalação do sistema.

O proprietário Irio Frey apresentou o novo projeto que ganhou força familiar com a chegada da filha e do genro que estão empenhados na inovação que vai permitir mais do que dobrar a produção de leite na propriedade. Atualmente 80 vacas fazem parte da produção que rende dois mil litros do produto, com a robotização a família passará a produzir mais de quatro mil litros no novo galpão que está em construção. O local será de 75x35metros com pé direito de 5 metros com o inovador sistema “compost barn” de tecnologia alemã, que busca um conforto melhor para os animais.

Com a ampliação, a família ficará com 120 vacas na propriedade, que poderá sem ampliada ainda no futuro em mais 70 animais que serão ordenhados por dois robôs. Esta será a segunda propriedade particular robotizada no Rio Grande do Sul. Frey trabalha em parceria com a Cooperativa Cosuel e Dália e está motivado com o crescimento do negócio que fará a ordenha três vezes por dia, sete dias por semana após a implantação do novo sistema.

Na visita dos Gestores, Irio apresentou vídeos do novo sistema inovador para a cidade e ainda debateu com representantes da Secretaria de Agricultura e Emater as melhorias na produção e no dia-a-dia do trabalho na localidade. O Município irá auxiliar a família através de horas-máquinas e terraplanagem para a construção do novo galpão que irá receber o sistema automatizado. O auxílio da Prefeitura já foi aprovado no Conselho de Desenvolvimento Rural (COMDER).

Na conversa com Frey, Wickert destacou a importância do avanço nas propriedades rurais e parabenizou a família pelo investimento que vai permitir também o crescimento da produção e melhorias para todos os envolvidos. “Ficamos muito felizes quando vemos que um produtor nosso está empenhado e buscando a inovação tecnológica para desenvolver seu negócio e assim crescer nossa cidade”.

Olá Jornal