Venâncio retomará aplicação de inseticida nas ruas, contra o mosquito da dengue

Olá Jornal
outubro16/ 2020

A Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar as ações de dedetização nas ruas e espaços públicos, com a utilização de pulverizadores móveis. A ação já foi realizada entre março e maio, após surto de dengue na cidade. Além de trabalho de pulverização realizado com empresas locais, a Prefeitura também contou com apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Equipamento semelhante foi adquirido pela Prefeitura de Venâncio Aires, além da aquisição de produtos para realização dos trabalhos ainda no mês de outubro.

“Assim que for recebido o equipamento teremos um treinamento da equipe e começaremos a realizar os trabalhos nos bairros do município. Há produtos específicos para esta pulverização já em estoque no município e há disponibilidade orçamentária para a compra de mais,” explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires, médico veterinário Everton Notti.

Em 2020 os casos de dengue – doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti – ultrapassaram os 150 registros. Dos casos confirmados de dengue no município, uma pessoa veio a óbito. A vítima foi uma mulher, de 67 anos, que possuía também outras comorbidades.

Além da dedetização em vias públicas, o Município ampliou o número de agentes de combate à endemias. Ainda em junho a Prefeitura concluiu o processo de contratação de dez novos profissionais que aturarão de forma emergencial nos trabalhos de combate ao mosquito e outros transmissores de doenças.

Ações para o recolhimento de materiais em desuso foram realizadas, com roteiros em todos os bairros do município. Uma nova etapa para a retirada de materiais que possam se tornar criadouros de mosquito, iniciou nesta terça-feira, 13. Serão 21 roteiros e que seguem até o dia 1º de março de 2021.

Olá Jornal