Venâncio recebe veículo via Cisvale para inspeções sanitárias

Janine Niedermeyer
abril19/ 2017

Um ato no pátio da Prefeitura de Venâncio Aires oficializou a entrega de um Fiat Strada 1.4 2017 modelo 2016 para uso de profissionais da Secretaria Municipal da Agricultura. A entrega ocorreu por meio de representantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), que tem como presidente o prefeito Giovane Wickert.

O veículo faz parte de um pacote de oito repassados ao Cisvale, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapa) para em dentro do projeto de implantação do serviço de inspeção sanitária. No total um investimento de R$ 350 mil foi realizado para a aquisição dos carros, por meio do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT).

Ainda nesta quarta-feira, 19, seriam entregues veículos nos municípios de Passo do Sobrado (que será usado em conjunto com Vale Verde) e Rio Pardo (para uso em parceria com Pantano Grande. Venâncio Aires também dará apoio a Mato Leitão. Na próxima semana ainda serão contemplados Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol e Sinimbu (em conjunto com Herveiras e Gramado Xavier).

Segundo a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, haverá um rateio entre os municípios do consórcio para custos, mas gastos como combustíveis serão dos próprios Executivos. “Esses veículos são para atividade dos veterinários, para estar junto aos frigoríficos e agroindústrias na realização das inspeções sanitárias”.

Prefeito de Venâncio e presidente do Cisvale, Giovane Wickert ressaltou que até o momento a Capital do Chimarrão é o único município da região adequado ao Susaf, que abriu habilitação aos demais para repasse dos veículos. “Chegamos a conclusão de que Venâncio ganhava entrando com o Susaf no consórcio, pois somos os que mais temos agroindústrias e muitas vezes deixamos de vender para região”.

Hoje o município conta com 24 agroindústrias, conforme a Secretaria da Agricultura, sendo que no momento uma está enquadrada no Susaf, que é o Frigorífico Eggers em Vila Teresinha. No entanto, outras seis estão a caminho de se adequarem.

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer