Venâncio recebe lote de 15 mil kits para testagem em massa da Covid-19

Olá Jornal
julho22/ 2020

Com investimento superior aos R$ 800 mil, a Prefeitura de Venâncio Aires recebeu na última sexta-feira, 17, os kits de testes rápidos para testagem em massa. Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), os protocolos de atuação para aplicação dos exames ainda estão em discussão e a forma de aplicação será definida.
“Estamos organizando para que as pessoas tenham um bom acesso. Estamos na fase de organização dos protocolos e de treinamento das equipes para testagem,” explica o gestor.

Venâncio Aires ganhou destaque no estado por conta da testagem em massa. Serão 15 mil kits já adquiridos por meio de ata de preços realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Cada unidade tem o custo de R$ 55,00. Com este lote será possível analisar a circulação do vírus em 20% da população.

O Governo Municipal poderá ampliar o percentual de amostragem para 40% a partir da demanda da população. A proposta inicial é de ofertar os testes para os moradores em todos os postos de saúde, no Pavilhão São Sebastião Mártir e no Hospital. Entretanto, não está descartado a realização de ações específicas para realizar a testagem nos fins de semana.

AÇÕES FUTURAS
Até esta segunda-feira, 20, a Secretaria de Saúde já havia aplicado 1.945 testes, entre rápidos, laboratoriais e na rede privada. Destes, até a data, 327 casos estavam confirmados. A médica infectologista Sandra Knudsen destaca que a testagem em massa da população venâncio-airense será importante para avaliar os próximos passos nas ações de controle da doença. “Vai nos dar noção de quantas pessoas já foram infectadas e qual a prevalência. É um passo importante. Ter conhecimento da realidade da doença no município e identificar os casos positivos para isolar, ser mais eficaz no isolamento, são os pontos de destaque para a testagem em massa.”

Olá Jornal