Venâncio recebe encontro para debater a retomada à recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari

Olá Jornal
maio13/ 2018

Um encontro na Capital do Chimarrão, na última semana, entre representantes das Prefeituras de Venâncio Aires, Taquari, General Câmara, municípios da parte baixa do Rio Taquari e Promotoria de Estrela, debateu ações para tratar sobre a retomada do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari.

Sob a coordenação da promotora regional da Bacia do Taquari-Antas, Andrea Barros, o encontro foi balizador do realinhamento e retomada das ações efetivas para a continuidade do Programa. As ações serão retomadas no próximo semestre.

O Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari era conhecido como Projeto dos Corredores ecológicos e foi iniciado 2008, o objetivo é a recuperação da mata ciliar que contribui para a estabilidade do solo, mantendo firme a estrutura das margens do rio com seu emaranhado de raízes, e assim, evita a erosão e a invasão das águas em enchentes. Ela ainda atua como filtro, selecionando os sedimentos para o ambiente aquático e participa do ciclo de nutrientes na bacia hidrográfica. Proporciona alimento e proteção para os animais, além de absorver a radiação solar, contribuindo para a estabilidade térmica da água.

Participam do projeto os Municípios, General Câmara, Taquari, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Colinas, Arroio do Meio, Roca Sales, Muçum, Encantado e Santa Tereza.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal