Venâncio prepara a 2ª edição do Festival do Churrasco e Chimarrão para abril

Olá Jornal
janeiro24/ 2020

A bebida símbolo e o prato típico do Rio Grande do Sul são anfitriões de um evento que ganha destaque estadual em 2020. A 2ª edição do Festival do Churrasco e Chimarrão celebra as tradições gaúchas em Venâncio Aires, entre os dias 24 e 26 de abril.

A festividade ocorrerá no Parque Municipal do Chimarrão e oportunizará aos visitantes um cardápio extenso de programações culturais e gastronômicas, regadas à bebida amarga mais adorada pelos gaúchos. Neste ano, o evento é organizado pelo Rotary Club Chimarrão em parceria com a Administração Municipal e a expectativa é de levar centenas de pessoas para apreciar o já tradicional “Costelão do Rotary”, que chegará à sua 6ª edição onde mais de 100 costelões serão assados.

A expectativa do Presidente do evento, Eduardo Heisler, é de que em 40 dias a programação esteja fechada com shows, apresentações e atrações voltadas para todas as idades. “Queremos ofertar um festival para as famílias, com programações que encantem os pequenos e também jovens e adultos. Estamos trabalhando para fechar as atrações tanto musicais quanto de exposições, feira comercial e um espaço kids para a diversão das crianças”.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, O Rotary trabalha em uma Lei de Incentivo à Cultura (LIC) que visa organizar um Festival de Música Gaúcha durante os três dias de evento. “Será uma oportunidade de novos cantores mostrarem seu trabalho e de termos em nossa cidade grandes nomes da música tradicionalista”, afirma Heisler.

Mais do que celebrar à cultura gaúcha, o Festival marca a data de 24 de abril, dia oficial do Chimarrão, instituído pela lei estadual 11.929. Conforme a história, o consumo de chimarrão se tornou conhecido com a chegada dos espanhóis às terras da América do Sul. Porém o uso da Ilex Paraguariensis, mais conhecida como erva mate, já era tradição entre os índios Guarani que preparavam uma bebida parecida como a forma que consumimos hoje o Chimarrão. Oriundo do Pampa, a descoberta do churrasco também é atribuída aos índios que assavam a carne ao ar livre, em uma fogueira sobre pedras. Atualmente, Venâncio é considerado importante Polo de Proteína do Estado, sendo o 2º município do Rio Grande do Sul em abate de bovinos. As culturas ultrapassam gerações e seguem presentes no dia a dia dos gaúchos e também de diversos outros estados do Brasil.

O Festival de 2020 pretende atrair visitantes de outros Municípios, não somente da região dos Vales, mas de outras localidades do Estado. Reconhecida como Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires, possui atrações turísticas rurais que atraem diversos excursionistas ao longo do ano, bem como atrações como a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, a segunda maior em estilo neogótico da América Latina, a Figueira Centenária e o Mirante que ofertam momentos de descanso e contemplação da natureza da região serrana.

Organização do Festival

  • Presidente: Eduardo Belchior Heisler
  • Financeiro: Rejane Heck, Adriano Luis Becker
  • Costelão: André Luis Agnes, Paulo Adriano Fagundes
  • Comercial: Marciano Schuster, Airton Rogério Bade
  • Shows: Leandro Kuhn, Marlon Lopes
  • Infraestrutura e Ornamentação: Adilor Adams, Sandra Maritza de Siqueira Schifelbein, Amanda Kappel
  • Gastronomia: Éverton Darci Coutinho, Paulo Adriano Fagundes
  • Comunicação: Adriene Antunes
  • Captação de Recursos: Eleno Stertz, Giovane Wickert, Marcelo Haas
  • Sustentabilidade: Fernando Ferreira Heissler, Volnei Alves Corrêa
  • Estacionamento: Cristiane Klock, Paulo César de Moraes
  • Segurança: Dário dos Santos Martins, Elizeu Ferreira

Olá Jornal