Venâncio pode implantar projeto Produtor de Água já no próximo ano

Guilherme Siebeneichler
setembro28/ 2017

O projeto Produtor de Água o qual o município busca implantar em Venâncio pode ser realidade já em 2018. Isso porque em visita a Agência Nacional da Água, o prefeito Giovane Wickert (PSB), o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) e o presidente Gilberto dos Santos (PTB) conversaram com o coordenador de implantação de projetos (ANA), Devanir dos Santos, que demonstrou total apoio a iniciativa.

Segundo ele, para dar andamento ao processo de instituição do projeto o próximo passo é buscar firmar parcerias público privadas para financiar as ações, já que neste primeiro momento não será possível dar aporte financeiro ao projeto, mas que receberá total apoio técnico da Agência, já que está agora precisa honrar os compromissos com os 36 municípios selecionados dos 41 que haviam se classificado, grupo o qual Venâncio integrou. O processo de seleção contou com a participação de apenas 250 municípios de todo o país. Devanir também adiantou que ainda neste ano estará visitando Venâncio para ‘Amarrar’ melhor o projeto no município.

Produtor de Água
Iniciativa da ANA que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo, como, por exemplo, a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal, o saneamento ambiental, etc. Prevê também o pagamento de incentivos (ou uma espécie de compensação financeira) aos produtores rurais que, comprovadamente contribuem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para a bacia e a população.

CRÉDITO: AI Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler