Venâncio passará a contar com Cipaves nas escolas municipais

Olá Jornal
junho14/ 2018

A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta segunda-feira, 11, a implantação nas escolas da rede municipal as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência (Cipaves). O objetivo é de garantir a diminuição dos índices de violência dentro dos educandários. A proposta foi encaminhada pelo Executivo Municipal, a partir de indicação da vereadora Helena da Rosa (PMDB).

Atualmente as comissões já foram implantadas em mais de 1,2 mil escolas da rede estadual. Agora serão criados métodos de combate à violência dentro das escolas do Município. Além disso, fica instituído a data de 26 de junho, como o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar.

“É visível a redução dos indicadores de violência dentro das escolas que já cotam com as Cipaves. Assim como na rede escolar estadual, poderemos garantir um acompanhamento do combate ao bullying,” destacou Helena, na relatoria do projeto.

Conforme levantamento do governo do Estado, houve queda de 5% nos índices de violência nos educandários estaduais, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Além disso, as Cipaves terão como objetivo, identificar situações de violência, acidentes e causas; averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações, planejar e recomendar formas de prevenção, formar parcerias com entidades para auxiliar no trabalho preventivo, estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar e a realização de estudos para coletar dados e mapear os casos que envolvam violência e acidentes no ambiente escolar.

Olá Jornal