Venâncio passa a contar com unidade móvel de saúde

Janine Niedermeyer
junho09/ 2016

Moradores de Venâncio Aires que possuem alguma dificuldade de acesso aos serviços das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura vão poder contar com atendimento médico e odontológico por meio de um ônibus itinerante. A unidade móvel de saúde que chegou nesta quinta-feira, 9, promete percorrer os lugares mais distantes do município levando exames preventivos, orientação médica e serviços de enfermagem. A expectativa é de que os atendimentos junto à população iniciem já no sábado, 18 de junho, durante uma Feira Municipal de Saúde.

Adquirida com recursos próprios no valor de R$ 319 mil, a unidade móvel de saúde substitui um ônibus antigo desativado em 2012. “A diferença agora é que esse ônibus está inserido em um programa bem mais moderno de descentralização, inclusive com atendimento domiciliar. Os equipamentos dão perfeitas condições de atendimento para as equipes que irão atuar nele”, ressalta o prefeito Airton Artus.

O micro-ônibus zero km é equipado com gabinete médico e odontológico dividido em dois ambientes independentes. Cada um deles já vem com ar-condicionado próprio, sala de exames e equipamentos básicos de consulta, como estetoscópio, medidor de pressão, termômetro, cadeira odontológica, esterilizadores, entre outros. O ônibus também possui gerador próprio de energia e toldo de proteção para atendimentos externos.

O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, explica que a unidade móvel já conta com equipe destacada de médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista. O grupo deverá deslocar-se semanalmente para as regiões mais distantes das Unidades Básicas.

“Em algumas localidades nós pensamos em atingir até 100% da população com exames preventivos, testes e orientações. Quando necessário, poderemos incrementar nossa equipe com educador físico, agentes de saúde e outros profissionais específicos para cada demanda”, comenta o secretário.

A estrutura itinerante, além de visitar as regiões longínquas do município, também deverá participar de feiras e atividades orientadas, como ações de saúde bucal nas escolas públicas, mutirão de exames pré-câncer para grupos de mães, entre outras. (AI PMVA)

Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer